14 ottobre 2009

O Samba na "pelada"





A sorte me abençou mesmo. Não sou brasileiro, não nasci no Brasil mas tive a oportunidade de conhecer uma parte deste maravilhoso pais.

Acho difícil, se não impossìvel, não gostar do futebol brasileiro. Eu posso entender quem nunca conheceu o futebol verde e amarelo mas, não vejo possìvel como este cara não possa aprender a gostar dele, depois de ter visto pelo menos um jogo da seleçao.

No futebol brasileiro tem tudo o que se pode encontrar no futebol mundial: jóia, dor, vida, decepção, sucesso e fracaso. O bom, único no mundo, é que tem também samba, Fé e alegria. Por isso é que eu também aprendi a gostar do futebol brasileiro.

Futebol no Brasil é levar a própria família ao estádio començando a cantar já dentro do carro, inclusive os meninos e as meninas. Eles representam o futuro do nosso mundo e do futebol também. Já desde pequenos aprendem a cantar o hino do próprio time, aprendendo assim o verdadeiro valor do esporte. O esporte é paixão sem fim, torcer pelo próprio club é como uma Fé que nasce e cresce amadurecendo dentro de cada um de nòs.

Passar o tempo assistindo jogos e se interessando ao futebol ajuda a manter uma paixão certa que com certeza afastará os desvios mais perigos para os jovens.
Nunca tinha visto uma "pelada" brasileira na praia mas, sempre tinha ouvido falar. O Brasil é famoso no mondo por muitas coisas: o Carnaval, a Seleçao pentacampeao, o samba, a feijoada e a pelada na praia ou onde seja.

Primeiro tem que dizer que o nível de jogo é muito alto. A diferença principal entre uma pelada brasileira e uma pelada em qualquer outro canto do mundo é o espetáculo. Fora do Brasil a coisa mais importante é ganhar o jogo entre os amigos para depois tirar onda deles. Isso no Brasil também se faz, claro, mas se joga para se divertir mesmo, tentando fazer os números mais incríveis com a bola. Por isso acontece de ver jogadas e golazos que nem na tv. Ver uma pelada jogada deste jeito faz se apaixonar pelo futebol mais ainda.

No pais do samba e da bossa nova, jogar o futebol ou desfilar no carnaval nao faz diferença, sempre tem que dançar! A qualquer altitude do Brasil tem sempre lugar para uma pelada, um jogo improvisado sem regras nem lineas.

A pelada não tem idade. Lembro as noites de lua cheia no bairro da Piedade em Recife. Ainda lembro de como a praia ficava animada ao escurecer. Não eram so meninos que jogavam, mas adultos que durante o dia trabalhavam ( como o meu amigo Rodrigo que tem banca de revistas ) e quando sabiam que a maré estava baixa e a lua cheia se encontravam para uma pelada “romântica”.
A paixão pelo futebol também não tem idade. Aprendi a gostar desse esporte desde pequeno e ainda o amo profundamente. É um desabafo nos momentos difíceis e uma diversão para a família toda.
Não acho extranho a seleção brasileira ganhar quase sempre e, jogar muito bem ao mesmo tempo. Se trata de uma mentalidade antiga que vê o futebol primeiro como um jogo onde tem que se divertir e oferecer espetáculo para o publico.

Jogando assim tudo se torna mais fácil, até ganhar.

Nessun commento:

Posta un commento